Trajes Masculinos para Casamento: dicas e looks inspiradores

Publicado por Rafael Tourinho Raymundo

A vestimenta correta varia de acordo com o horário da cerimônia.


Modismos vêm e vão, mas os trajes masculinos para casamento permanecem praticamente os mesmos. Não tem como errar: quanto mais formal a cerimônia, mais restritas são as opções de roupa.

O que parece limitador poder ser, na verdade, um alívio para os convidados que não sabem o que vestir. O segredo é escolher peças clássicas, que valem para (quase) qualquer ocasião. Depois disso, até dá para arriscar composições um pouco mais ousadas. Confira as dicas a seguir e inspire-se.

Ao montar o seu look, o homem deve escolher peças clássicas. (Foto: Divulgação)

Como escolher trajes masculinos para casamento

É de praxe que o dress code esteja descrito no convite do evento. Conforme o horário e o local da celebração, as vestimentas exigidas variam. Aprenda a interpretar os principais tipos de trajes.

Social (Passeio completo)

Esse é o look padrão para casamentos à noite. Se o convite não especifica a roupa, você pode investir na combinação sem medo: terno escuro, camisa clara sem estampas, gravata discreta e sapato social de couro.

Prefira um terno preto ou cinza, com sapatos e cinto também pretos. Se o traje for azul-marinho, os acessórios podem ser pretos ou marrons. As meias também devem ser escuras e sem desenhos.

Traja social passeio completo. (Foto: Reprodução/Instagram.com/nightline_loja)

Social para casamento diurno

Cerimônias que ocorram à luz do dia pedem cores mais abertas. O costume azul-marinho até que combina – ou seja, vale para qualquer horário. Ainda assim, a preferência é por tons como areia, bege e cinza claro. No mais, permanecem as mesmas orientações: peças discretas e neutras.

Traje social diurno. (Foto: Reprodução/Instagram.com/borelliclassic)

Traje social para usar durante o dia. (Foto: Reprodução/Instagram.com/borelliclassic)

Esporte fino (Traje passeio)

Entre os diferentes trajes masculinos para casamento, essa opção mais casual permite a mistura de itens despojados. Em vez de terno, usa-se calça social – pode ser até um jeans escuro – e blazer de lã fria, sarja ou algodão, por exemplo. Cores neutras ou padrões de xadrez mantêm a elegância do casaco.

A camisa pode vir em tons fortes, ou, ainda, ser trocada por uma polo sóbria. Nos pés, as opções são sapato oxford, mocassim ou mesmo um tênis simples – desde que não seja o que você usa na academia, é claro. Gravata é opcional.

Esporte fino é uma das opções de trajes masculinos para casamento.

Traje esporte fino. (Foto: Reprodução/Instagram.com/noivosecompanhia)

Veja também: Traje esporte fino masculino

Trajes que fogem ao padrão

Hoje em dia, alguns casais preferem deixar a formalidade de lado. É comum realizar cerimônias na praia ou em outros ambientes ao ar livre.

Para esses casos, a principal regra é o bom senso. Na areia, vale trocar o sapato por uma sandália de couro e abandonar o casaco. Se o dress code permitir, dá até mesmo para usar uma camisa de manga curta.

No campo, durante o dia, cai bem acrescentar um chapéu fedora no mesmo tom do terno. Se o clima estiver mais frio, um suéter por cima da camisa ajuda a aquecer o corpo sem comprometer o visual.

Traje para casamento na praia. (Foto: Reprodução/Instagram.com/centraldanoiva)

Outra dica de ouro é nunca aparecer mais que o noivo. Por exemplo, se ele estiver sem colete, não pega bem você usar a peça, que é bastante formal e chama atenção. Na dúvida sobre o que usar, telefone para o casal e converse sobre a vestimenta mais adequada.

Aprendeu como escolher trajes masculinos para casamento? Então aproveite para comentar qual é o seu look favorito.




Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...