10 Erros cometidos na hora de lavar o cabelo (que você não sabe)

Aprenda aqui tudo que você não deve fazer na hora de lavar os cabelos no chuveiro para mantê-los lindos e hidratados.

Já percebeu que por mais que você faça um monte de hidratações parece que o cabelo está cada vez mais opaco e ressecado? Na maioria das vezes isso é resultado de vários erros cometidos na hora de lavar o cabelo. Por costume e falta de informação, passamos anos e anos das nossas vidas lavando o cabelo de forma errado e danificando-o sem saber. Veja no texto a seguir tudo o que não deve ser feito.

Abusar da água quente é um dos erros cometidos na hora de lavar o cabelo.

Todo cuidado é pouco para não prejudicar os fios no momento da lavagem. (Foto: Divulgação)

Principais erros cometidos na hora de lavar o cabelo

1 – Usar shampoo e condicionar para outros tipos de cabelo

É comum que as pessoas não saibam exatamente qual o seu tipo de cabelo e acabam sempre usando shampoos para um tipo diferente. Parece algo bobo, mas que faz uma enorme diferença o uso de produto adequado para o seu tipo de cabelo.

O excesso de nutrientes e emolientes em um cabelo que não necessita especificamente destes irá, com o tempo, saturar os fios e o cabelo ficará cada vez mais sem vida, brilho, ressecado e com pontas duplas.

Visite um profissional de cabelo e se informe qual o seu tipo de cabelo e procure adquirir produtos próprios para ele.

2 – Água quente

Todo mundo ama um banho bem quentinho e relaxante, principalmente no inverno, o problema é que a água quente é um malefício enorme para os fios do cabelo.

Nunca lave seu cabelo em água quente, procure lavar em água morna ou fria.

A água quente abre as cutículas do cabelo fazendo-o perder sua hidratação natural, os óleos essenciais e os nutrientes. Dessa forma o cabelo fica ressecado e cheio de frizz.

3 – Condicionador e máscara no couro cabeludo

Principalmente no caso do condicionador, que o uso é muito mais frequente durante a semana, é um erro passar condicionador na raiz do cabelo deixando entrar em contato com o couro cabeludo.

O excesso de produto, ao entrar em contato com o couro cabeludo, poderá com o tempo entupir o bulbo capilar provocando a queda de cabelo. Com o bulbo entupido, o fio de cabelo nasce cada vez mais fino e mais propenso à queda.

A máscara de hidratação e o condicionador devem ser passados no comprimento e nas pontas do cabelo, jamais na raiz. O ideal é passar o produto 1 palmo depois da raiz.

4 – Shampoo puro

O shampoo por ser um detergente bastante forte não deve ser retirado do frasco e colocado diretamente no cabelo. O ideal é ter um recipiente no box onde você diluirá o shampoo com um pouco de água antes de passar nos cabelos.

A diluição deve ser feita na hora. Não deve ser feita com dias de antecedência porque alterará a composição do shampoo.

5 – Shampoo antiresíduos

Com a chegada do shampoo antiresíduos que elimina todas as toxinas e sujeiras do cabelo, as pessoas acham que ele deve ser usado diariamente e isso é um erro enorme, principalmente para a saúde dos seus fios.

O shampoo antiresíduos deve ser usado a cada 15 dias, para limpar o couro cabeludo e fios, abrir as cutículas para receber uma hidratação intensa.

Jamais use shampoo antiresíduos todos os dias. (Foto: Divulgação)

6 – Esfregar o couro cabeludo

Esfregar com forma e com as pontas do dedo na hora de passar o shampoo no couro cabeludo também é um erro comum. Isso pode causar uma hipersensibilidade e ativar as glândulas sebáceas de forma exagerada, causando muita oleosidade e consequentemente queda de cabelo.

Para lavar os cabelos faça movimentos delicados e circulares no couro cabeludo para lavá-lo.

Siga essas dicas e não agrida mais os fios com erros cometidos na hora de lavar o cabelo.

7 – Só condicionador não hidrata o cabelo

Um dos erros bem comuns é a pessoa achar que apenas o uso diário de um condicionador irá suprir as necessidades do cabelo.

O ideal é utilizar, além do condicionador, uma máscara de hidratação, nutrição e restauração a cada 15 dias para ter cabelos bonitos, brilhantes e hidratados.

8 – Torcer o cabelo

Na hora de sair do banho temos a mania de tirar o excesso de água dos cabelos torcendo-os igual uma roupa, mas isso pode prejudicar os fios deixando-os elásticos e fracos, porque estão mais sensíveis enquanto molhados.

Aperte com cautela cada parte dele sem fazer movimentos bruscos para retirar o excesso de água.

9 – Usar shampoo no comprimento

Como dito anteriormente, o shampoo deve ser passado na raiz e couro cabeludo para uma perfeita limpeza. Não é necessário passar shampoo nas pontas e comprimento dos cabelos.

O shampoo possui um forte detergente que pode agredir as pontas do cabelo que são as partes mais frágeis. Apenas a espuma que escorrerá do couro cabeludo já será suficiente para limpar os fios do comprimento.

10 – Usar a mesma máscara

Os cabelos também ficam saturados se você usa sempre os mesmos produtos nele. Com o tempo você perceberá que os efeitos do começo não são mais os mesmos e o cabelo vai ficando sem vida e sem hidratação.

Varie sempre os tipos e marcas de máscara de hidratação, nutrição e restauração.

Gostaram das dicas de hoje para erros cometidos na hora de lavar o cabelo? Deixe um comentário.

Avaliação média: 0
Total de Votos: 0

10 Erros cometidos na hora de lavar o cabelo (que você não sabe)

Comente