Como acabar com as rugas do rosto? Veja os melhores tratamentos

Aprenda como eliminar as indesejáveis ruguinhas ao redor dos olhos, da boa e da testa.

As mulheres vaidosas perseguem a boa aparência em todas as idades, elas estão dispostas a se cuidarem e sempre tentando melhorar diante do espelho seja nos cabelos, unhas, boa forma e como acabar com as rugas do rosto.

Conheça métodos eficazes para tratar rugas faciais. (Foto: Divulgação)

As rugas são caracterizadas por linhas de expressão que se formam na pele com o passar dos anos. As dobras aparecem principalmente no rosto, pescoço, mãos e braços, sobretudo, quando ficam muito expostos ao sol.

O surgimento das linhas de expressão é um processo natural do envelhecimento. Mas, você sabia que possui vários tipos de rugas?

Essa classificação define o grau de envelhecimento de pele, são elas:

1-  Sem rugas

2- Rugas leves e dinâmicas, elas se formam conforme a expressão facial

3-  Rugas de repouso, são aquelas que ficam estáticas

4- Rugas por toda a parte, independente da expressão facial

Apesar da formação de rugas ser um processo natural do envelhecimento, alguns fatores externos podem acelerar esse processo. Por isso, existem pessoas que possuem as dobras na pele antes de completar 30 anos de idade.

A redução da formação do colágeno pode ser interrompida pelo excesso de sol, fumo, poluição, baixa ingestão de água, falta de hidratação, alimentação ruim e sedentarismo.

Saiba como para acabar com as rugas e ficar com uma pele mais jovem

Atualmente, a industria oferece diversas formas de acabar com as rugas ou simplesmente amenizá-las.

É muito comum ver mulheres que aparentam bem menos idade do que realmente tem, isso ocorre devido a sua genética, mas também, aos inúmeros cuidados e possibilidades de tratamentos estéticos.

Isso é fruto da evolução em pesquisas desse mercado  que tem crescido bastante, pois no tempo das nossas avós, não existiam tantas possibilidades.

Conheça algumas “armas” que podem ser usadas a favor da sua beleza!

Cremes anti age

É fundamental ter um bom creme na bolsa, ele será um grande aliado para manter sua pele sempre bonita e saudável.

A indústria fornece diversos tipos de cremes anti age, na realidade, a maioria tem grande potencial para manter a pele hidratada, suavizar as rugas existentes, prevenir o aparecimento de rugas, remover manchas e estimular a produção de colágeno.

A maioria desses cremes são ricos em vitamina C, antioxidantes, retinol e ácido hialurônico.

Devem ser  usados de duas formas, um para o dia e outro para a noite. Além disso, não se pode esquecer de aplicar o protetor solar depois do creme, pois ele ajuda a prevenir as marcas de expressão.

Ácidos

O uso de cremes e fluídos com ácidos é um excelente recurso de como acabar com as rugas, no entanto, o tratamento deve ser orientado por uma dermatologista.

Durante o procedimento, é importante evitar a exposição solar, por isso, é mais recomendado que seja feito no inverno.  Existem diversos tipos de ácidos, são eles:

  • Ácido salicílico – Afina as rugas e ajuda no tratamento das acnes e demais manchinhas na pele;
  • Ácido retinóico – Tem propriedades que agem contra o foto envelhecimento, renovação da pele, redução de rugas e marcas de acnes.
  • Ácido azelaico – Muito usado para tratar manchas e acnes, também possui propriedades que afinam a pele e reduzem as linhas de expressão.
  • Ácido glicólico – Tratamento do foto envelhecimento, estrias e acnes, deixa a pele com aspecto fino.

No geral, é a dermatologista que escreve uma fórmula de ácidos para serem usados durante a noite antes de ir dormir por um determinado período. Em alguns casos, pode provocar a descamação.

Eles devem ser produzidos em farmácia de manipulação.

Suplementação

Aquela história de que a beleza começa de dentro para fora é a mais pura verdade. A forma como você se alimenta e agrega nutrientes na sua dieta podem favorecer uma pele mais bonita ou, envelhecer mais rápido.

Como nem sempre é possível ingerir alimentos com todos os nutrientes necessários, comece a agregar esses auxiliares no seu cotidiano para potencializar os resultados anti envelhecimento:

  • Vitamina C – Combate rugas, flacidez e a falta de luminosidade da pele;
  • Colágeno hidrolisado – Combate e preveni as rugas, deve ser ingerido 9 gramas diárias, de preferência do pó;
  • Coezima Q10 – Ajuda a combater as rugas e dar um aspecto mais jovem para a pele;
  • Ácido hialurônico – Suaviza as rugas e outros sinais da idade. Tem a opção em cápsulas, cremes e preenchimento;

Além de ingerir todos esses suplementos, é importante manter uma alimentação equilibrada e sem o uso de cigarro, bebidas alcoólicas e produtos industrializados.

Peelings Químicos

O tratamento com pelling é comum entre as mulheres. (Foto: Divulgação)

O procedimento é feito através da aplicação de substâncias que destroem as camadas superficiais da pele, desse modo, ocorre uma regeneração que melhora o aspecto das rugas e manchas.

Os peelings pode ser qualificados em:

  • Superficial – Descamação leve e fina, feito em diversas etapas;
  • Médio e profunda – A descamação é intensa e feita em uma única aplicação;

Os agentes mais usados nesse tratamento são: Ácido salicílico, fenol, ácido tricoloroacético, ácido retinóico, entre outros.

Não pode haver exposição solar depois do procedimento por um determinado período. O peeling médio e profundo demora até 15 dias para completar cicatrização.

Os resultados na atenuação de rugas são muitos bons, além disso, elimina todas as manchinhas do sol e de acnes da pele.

Radiofrequência

O tratamento visa contrair as fibras de colágeno existentes na pele e estimula o organismo a produzir mais na região.

O procedimento é feito com um aparelho que emite ondas eletromagnéticas, elas aumentam a circulação sanguínea do local fazendo com que haja mais oxigenação nos tecidos, fator importante para o colágeno ser produzido.

O objetivo é mudar o aspecto da pele, combater as rugas e melhorar o contorno do rosto. Cada sessão dura cerca de 30 minutos e o indicado é que sejam realizadas pelo menos 3 com um intervalo de 15 a 30 dias.

É necessário procurar esteticistas que estejam aptas para realizar esse procedimento.

Laser CO2 Fracionado

Esse já é um tratamento estético mais abrasivo, consiste na remoção de camadas inteiras da pele, medida que provoca uma espécie de queimadura que ao cicatrizar, estimula a produção do colágeno e o esticamento da pele.

Rejuvenesce a pele, elimina manchas e cicatrizes e tem se mostrado muito eficiente na amenização de estrias.

O tratamento é feito em consultório, geralmente são aplicadas até 5 sessões, dependendo da necessidade. A vantagem do procedimento é que se trata de uma estratégia duradoura, ou seja, promove a melhoria da pele por bastante tempo.

Os profissionais que podem fazer são: Biomédicos em estética, dermatologistas e cirurgião plástico.

Botox

É uma das soluções de como acabar com as rugas mais conhecidas, a substância neuromoduladora relaxa os músculos e suaviza as linhas de expressão.

Essa alternativa é ideal para as rugas dinâmicas ( causadas conforme a expressão facial).O procedimento é rápido, deve ser feito em consultório, pode levar até 14 dias para que o resultado esperado seja alcançado.

Os efeitos  duram aproximadamente 4 meses.

Preenchimento com ácido hialurônico

Para rugas mais profundas e que exigem uma reestruturação da pele, o preenchimento com ácido hialurônico é uma das melhores alternativas.

Inclusive, ele é muito usado para preencher o bigode chinês, sulcos, melhorar o contorno facial e aumentar o volume dos lábios.

Esse ácido é poderoso para preencher os espaços entre as células e também levar água para os lugares de aplicação, essa ação melhora as rugas e deixa a pele mais hidratada.

Esse procedimento deve ser feito e consultório de dermatologista ou cirurgião plástico. Geralmente, em uma sessão, já é possível notar os resultados.

Cuidados caseiros com a pele

Para acabar com as rugas é preciso unir diversas estratégias. Além de investir uma boa quantia de dinheiro para conseguir bons resultados, é necessário  dedicar um tempo diário para esses cuidados, confira:

  • Remova bem a maquiagem com água micelar, mesmo que não usar, é importante retirar todos os resíduos vindos da poluição antes de ir dormir;
  • Aplique água termal diariamente, ela não tem cloro e ajuda a hidratar a pele e evitar o aparecimento de rugas;
  • Passe um creme anti age todos os dias, não esqueça do filtro solar;
  • Use óculos e chapéu quando se expor ao sol;
  • Faça ginástica facial para alongar os músculos;
  • Para manter a pele bonita e jovem, use os diferentes tipos de argila.

Não é necessário aplicar cremes caros de marcas famosas e importadas. Existem opções que desempenham a mesma função, só que manipulados. Inclusive, a fórmula pode ser feita sob medida para a sua necessidade.

Unir todos os cuidados citados acima para cuidar da pele certamente proporcionarão bons resultados. Visite uma dermatologista, a profissional vai avaliar a sua pele e determinar o melhor tratamento de como acabar com as rugas.

Avaliação média: 5
Total de Votos: 1

Como acabar com as rugas do rosto? Veja os melhores tratamentos

Comente