Conheça os tipos de argila para tratar a pele e os seus benefícios

Se você ainda não incorporou a argila em sua rotina de beleza, conheça tudo o que ela proporciona e não perca mais tempo!

Entre os tipos de argila para tratar a pele se destaca a argila verde, capaz de promover uma ação detox na pele e deixá-la com a aparência muito mais saudável.

Tipos de argila para iluminar a pele

A argila ajuda na saúde da pele. (Foto: Divulgação).

No entanto, atualmente são comerciadas dezenas de tipos de argila. Neste texto, vamos falar sobre cada uma delas e como utilizá-las para prevenir acne, retardar o envelhecimento, garantir luminosidade e até mesmo clarear manchas.

As máscaras de argila são usadas, acredite se quiser, desde o Egito Antigo, época em que as mulheres já eram extremamente vaidosas e conhecidas por darem muita importância à beleza. Mais recentemente, as máscaras de argila se popularizaram nos anos 20, e desde então caíram no gosto das mulheres e continuam a ser usadas ainda hoje.

A argila é um mineral extraído diretamente do solo, tem o poder de absorver água e pode ser composta por diversos tipos de substâncias, o que faz com que sua cor seja diferente, a depender do local em que foi extraída.

Assim, você pode encontrar argila branca, preta, rosa, verde, etc. Devido à composição diferente, cada tipo de argila possui uma propriedade específica, de forma que cada máscara será usada por um tipo de pele e com um propósito diferente.

Tipos de argila para tratar a pele

Você já deve ter ouvido falar que, além das vitaminas, os minerais também são essenciais para o funcionamento do nosso organismo. Eles atuam tanto em processos físicos, como a contração muscular, até na regulação da produção de hormônios.

Por isso, a argila tem sido usada com efeitos cosméticos e medicinais desde os primórdios humanos. De início, era usada para tratar episódios de intoxicação alimentar, dores musculares, infecções e deficiências de minerais, bem como para curar feridas e melhorar irritações na pele.

O principal benefício das máscaras de argila é que elas possuem componentes que são excelentes para acalmar a pele, e remover impurezas e oleosidade, o que é especificamente benéfico para quem tem pele oleosa e com tendência à acne.

Entretanto, não só esse tipo de pele se beneficia do tratamento. A depender do tipo de argila, os minerais e os ácidos que a compõem podem trazer benefícios para outros tipos de pele também. Confira:

  • Controle da oleosidade e do brilho da pele: a argila possui um grande poder de absorção. Assim, toda a oleosidade e as impurezas contidas nos poros são absorvidas pela máscara, o que lhe dá sua característica mais marcante, que é a remoção de impurezas e oleosidade. Por isso, o efeito detoxificante, que é tão procurado e comentado.
  • Ajuda a tirar o aspecto de cansaço: além de descongestionar os poros, a argila tem o poder de fazer uma leve esfoliação da pele, removendo as células mortas e os resíduos de poluição e maquiagem, ao mesmo tempo em que os minerais auxiliam a hidratar a pele sem aumentar a oleosidade. Resultado? Uma pele iluminada e rejuvenescida.
  • Auxilia no tratamento de espinhas, dermatites, eczemas e psoríase: a argila também tem uma propriedade antibacteriana muito importante, motivo pelo qual, como já abordamos, era utilizada como tratamento médico na antiguidade. Quando aplicada, a argila atrai as bactérias para si, que são imobilizadas quando a máscara seca e, posteriormente, removidas. É, de fato, um poderoso antibiótico natural.
  • Oxigena os poros e reduz o seu aspecto: a argila também atrai para si o hidrogênio das células da pele, deixando mais espaço para o oxigênio entrar e circular. Com isso, melhora a circulação local e rejuvenesce a pele. Aplicada com frequência, com o tempo a redução do acúmulo da substâncias nos poros ajuda com que eles reduzam de tamanho.

Conheça os tipos de argila e suas indicações

Como já dissemos, a depender dos minerais que compõem a argila, ela terá cor e propriedades diferentes. Conheça agora os tipos de argila para tratar a pele e as indicações para cada caso.

Argila bentonita

Ou argila bentonítica. É uma das argilas mais populares, de cor acinzentada, tem origem vulcânica e normalmente tem concentrações de ferro, sódio, cálcio, potássio e magnésio em sua composição. Quando misturada à água, ela fica com uma carga elétrica negativa, que é o que atua nos processos mais profundos de detoxicação.

Ela tem poderes de remover as toxinas da pele, controlar a produção de sebo (oleosidade), esfoliar levemente e desobstruir os poros. Ainda, contem sílica, que é importante para firmar a pele e deixá-la mais sedosa.

A limpeza profunda dará um novo brilho ao rosto, e a leve esfoliação irá remover manchas mais superficiais, igualando o tom de pele. Por fim, a argila bentonita é ótima para auxiliar na cicatrização da pele, ajudando a remover pequenas cicatrizes.

É excelente para todos os tipos de pele. Quem tem pele oleosa, acneica, terá inúmeros benefícios, mas também é ótima para quem quer uma pele mais macia ou para quem busca um efeito rejuvenescedor.

Argila verde

A argila verde possui essa cor porque é formada da decomposição de material orgânico, como algas, por exemplo. Ainda, contém concentrações de minerais como cálcio, alumínio, magnésio, sílica, fósforo, cobre e zinco. Assim como a máscara de bentonita, ela possui um alto poder de detoxicação.

Suas propriedades também incluem a remoção profunda de impurezas da pele, e promove uma leve esfoliação, removendo células mortas, maquiagem, poluição e todo tipo de resíduo acumulado nos poros.

Também tem propriedades antibacterianas, sendo indicada para tratamento de acne e doenças inflamatórias da pele. Tem ação desodorizante e calmante, e os minerais de sua composição são ótimos para dar um aspecto de pele hidratada. Ainda, tem um efeito tensor na pele, reduz os poros e previne a flacidez da pele.

Também é indicada para todos os tipos de pele.

Argila vermelha

Sua coloração terrosa se deve às altas concentrações de ferro em sua composição, daí o nome de argila vermelha. Além do ferro, também possui dolomita e sílica em sua fórmula. É uma das melhores argilas para quem busca hidratar a pele madura e sem viço, e excelente para quem sofre com cravos.

Ela age trazendo os cravos naturalmente para a superfície, que são removidos quando da remoção da própria máscara. Também auxilia no tratamento da oleosidade e na desobstrução dos poros, assim como os outros tipos de argila.

Excelente para peles mais maduras, ela hidrata profundamente as células, melhora a elasticidade da pele, auxilia a manter a firmeza e suaviza rugas e linhas de expressão, pois combate os radicais livres.

Argila branca

É a argila mais suave de todas, especialmente indicada para peles secas e sensíveis. Ela é rica em sais minerais e contém caulinita, ingrediente hidratante e que age reparando as células da pele e dos cabelos.

Ela limpa suavemente a pele, mas sem absorver toda a oleosidade como os outros tipos de argila, o que a torna ideal para quem tem pele seca e ainda assim quer usufruir dos benefícios da máscara de argila.

Suas propriedades fazem com que ela seja uma excelente escolha para peles mais maduras, pois promove a reparação das células, oxigena a pele, melhora a circulação e deixa a pele com um aspecto mais liso e uniforme. Por isso, se você tem uma festa e quer fazer uma maquiagem arrasadora, experimente fazer uma máscara de argila branca antes!

Argila rosa

É o segundo tipo mais suave de argila, sendo, por isso, indicado especialmente para peles mais sensíveis, que sofrem com os efeitos de argilas mais fortes, como a verde e a de bentonita.

A argila rosa é uma mistura de argila branca com argila vermelha, e sua composição inclui minerais como caulinita, ferro, ilita e cálcio. Sendo assim, é boa para quem possui pele oleosa, mas sensível, pois ajuda a remover de forma mais suave a oleosidade, ao mesmo tempo em que mantém a hidratação devido à argila branca em sua composição.

Argila dourada

Assim como a argila rosa, também possui efeitos mais suaves, sendo indicada para peles mais sensíveis. Rica em silicone, potássio e titânio, absorve menos a oleosidade e é estimulante para a produção de colágeno na pele.

Por isso, também é excelente para quem quer prevenir o envelhecimento e manter o tônus da pele. Também possui propriedades esfoliantes, que renovam as células e dão um brilho à pele.

Argila preta

Tem origem vulcânica, pelo que também é conhecida como lama vulcânica. É o tipo mais difícil de ser encontrado, e é considerado produto de luxo. Por esses dois motivos, a boa argila preta é mais cara que as outras.

Seu preço compensa, entretanto, especialmente para quem tem problemas graves de acne. Seu poder de remoção de oleosidade é o maior de todos, e suas propriedades antioxidantes também são excelentes, sendo ótima para a remoção de linhas finas e suavização das marcas mais antigas.

Onde comprar argilas

Você normalmente encontra argila em pó a venda em casas de produtos naturais, zonas cerealistas, farmácias homeopáticas e lojas de produtos de beleza. Essas normalmente são mais baratas, mas precisam ser preparadas antes da aplicação.

Diversas marcas de cosméticos também vendem as máscaras já prontas, para aplicação imediata, e você pode encontrá-las em farmácias, supermercados e lojas de cosméticos e de produtos importados.

Como fazer a máscara de argila

A melhor forma de se fazer a máscara de argila e tirar o melhor de seus benefícios é conhecendo sua pele em primeiro lugar. Saiba quais são os pontos que você deseja realçar com a sua aplicação.

Mistura de argilas também é muito válido, desde que uma não brigue com a outra. Por exemplo, se você tem pele sensível, não é boa ideia usar uma máscara de argila preta ou verde, ainda que seja em uma mistura.

Para preparar a máscara de argila, apenas misture uma dose do pó escolhido com água aos poucos, até que a argila absorva a água e chegue a uma consistência pastosa, que não vá escorrer do seu rosto e fixe bem.

E atenção: não use nenhum recipiente de metal para manusear o produto! Sempre use utensílios plásticos, porque a máxima eficiência da argila está na condução de eletrólitos; utensílios de metal podem alterar sua química e reduzir seu potencial.

Dito isso, sempre que for fazer uma máscara facial, siga os seguintes passos:

  • Lave e esfolie o rosto: tirar a maquiagem e iniciar a aplicação da máscara com a pele já limpa potencializa seus efeitos, na medida em que a máscara poderá se concentrar na remoção das impurezas mais profundas.
  • Aplique sempre com um pincel: o contato com impurezas das mãos, unhas ou até mesmo com esmaltes pode causar reações e reduzir o potencial da máscara.
  • Remova sempre com água fria: a água quente estimula a oleosidade da pele e remove a camada mais recente de hidratação, o que levará seus esforços por água abaixo.
Avaliação média: 0
Total de Votos: 0

Conheça os tipos de argila para tratar a pele e os seus benefícios

Comente