Cachecol masculino: aprenda como usar essa peça sem erro

Acessório versátil serve para todos os estilos

O cachecol masculino alia utilidade e estilo. A peça é basicamente funcional, pois ajuda a proteger o corpo nos dias mais frios. Mas não é só isso. Ela também pode transformar o visual, seja nas ocasiões elegantes ou em momentos despojados.

Alto ou magro, clássico ou casual, qualquer homem pode utilizar esse acessório. Basta conhecer alguns truques e ver o que fica bem. Confira as dicas a seguir e inspire-se!

Roupa estampada harmoniza com um cachecol de cor neutra. Foto: Reprodução/www.instagram.com/broed_

Cachecol, echarpe ou lenço?

Existem modelos de diferentes cortes e tecidos. A escolha mais adequada não depende tanto do resto do guarda-roupa. Ela varia, isto sim, conforme a estação do ano.

O cachecol é mais pesado, geralmente feito em lã ou material semelhante. Ele é indicado para isolamento térmico – ou seja, aquecer o peito e o pescoço no inverno.

A echarpe masculina também cumpre esse papel, só que nem sempre com tanta eficiência. Isso porque ela é mais suave, confeccionada em algodão. Assim, vale para temperaturas amenas.

O lenço masculino, por sua vez, é a opção ideal para a meia-estação. Trata-se de uma peça leve, feita em algodão ou cetim. Os cortes são menores e mais quadrados, proporcionando composições divertidas e estilosas.

Volume e padrões coloridos disfarçam pescoço longo. Foto: Reprodução/www.instagram.com/dark.division

Qualquer que seja a opção, a garantia é de praticidade. Como esses itens podem ser dobrados e amassados sem perder o charme, é possível levá-los na mochila ou até mesmo no bolso do casaco.

Como usar cachecol masculino

Não existe uma ocasião errada para recorrer ao cachecol masculino. Ele pode tanto enriquecer trajes casuais quanto compor uma produção mais formal. Fora a função de manter o corpo protegido, também colabora para harmonizar a silhueta.

Para tanto, porém, é necessário conhecer as características do seu biótipo. Se você for um cara pescoçudo, pode abusar de cachecóis volumosos e cheios de dobras, o que ajuda a equilibrar o visual. Estampas são outra boa pedida.

Agora, se você tem pescoço curto, um lenço ou outra peça sem muitas amarrações é o modelo mais adequado. Caso contrário, sua cabeça pode parecer achatada nos ombros. Prefira cores neutras.

A estatura propõe regras parecidas. Homens altos podem adotar o estampado sem correr muitos riscos. Já os mais baixos devem escolher um cachecol liso ou com padronagem discreta. Se o tom estiver próximo ao da blusa ou do blazer, melhor ainda. Isso dá uma ilusão de contornos alongados.

Lenço é uma boa alternativa para dias de meia-estação. (Foto: Reprodução/www.instagram.com/shamzzk)

Em todo caso, o que vale é o bom senso para não carregar demais o look. Echarpes grandes e em cores berrantes pedem roupas mais discretas. Por outro lado, se a jaqueta de couro já chama muita atenção, ou se o suéter é cheio de desenhos, os demais elementos não precisam ganhar tanto destaque.

Por fim, as amarrações são uma história à parte. Dá para ajustar o lenço como se fosse uma gravata, ou transpassar o acessório formando ondulações das mais diversas. De novo, a escolha vai depender do momento e da personalidade de quem usa. Na dúvida, tutoriais na internet podem ajudar.

Looks masculinos com cachecol

Foto: Reprodução/Lookbook.nu

Foto: Reprodução/Lookbook.nu

Look com cachecol masculino.

Foto: Reprodução/Lookbook.nu

Foto: Reprodução/Lookbook.nu

Foto: Reprodução/Lookbook.nu

Foto: Reprodução/Lookbook.nu

Foto: Reprodução/Lookbook.nu

Foto: Reprodução/Lookbook.nu

Foto: Reprodução/Lookbook.nu

Foto: Reprodução/Lookbook.nu

Foto: Reprodução/Lookbook.nu

Foto: Reprodução/Lookbook.nu

Foto: Reprodução/Lookbook.nu

Gostou das dicas de como usar cachecol masculino? Já sabe se vai experimentar a peça? Deixe um comentário e conte-nos o que você achou das dicas!

Comente