Colete social masculino: dicas para usar essa peça no look

O acessório ajuda a afinar a silhueta e confere elegância ao visual

Não se deixe enganar pelo nome. O colete social masculino também pode ser usado em situações informais. Versátil, ele combina tanto com camisa e paletó quanto com bermuda e camiseta.

Ou seja, dá para recorrer à peça de alfaiataria nas mais diversas ocasiões: casamento, trabalho, happy hour ou passeio no parque. Quer saber como? Então fique ligado nas dicas a seguir.

Colete cinza é opção curinga para eventos sociais. (Foto: Reprodução/instagram.com/butikarslanbay)

 

Por que usar colete social masculino

Vestir um terno completo pode ser torturante, naqueles dias mais severos do verão. Infelizmente, porém, muitos caras têm empregos formais, que exigem um visual alinhado mesmo quando o termômetro não colabora. A solução para sobreviver ao calor mantendo a elegância é apostar no colete sem paletó.

Com uma gravata por baixo, então, esse item garante o requinte necessário para reuniões e encontros entre executivos, por exemplo. A dica é deixá-lo abotoado – exceto pelo botão de baixo, para aumentar o conforto. A preferência é por cores escuras, que transmitem sobriedade.

Mas nem só de encontros sérios vive o colete. Num look noturno de festa, ele pode tranquilamente substituir uma jaqueta. A opção é ótima para épocas de meia-estação, quando ainda não está tão frio, mas a brisa da madrugada pode incomodar.

Se a camisa for estampada, opte por um acessório neutro. (Foto: Reprodução/instagram.com/vintagemarketmacau)

No dia a dia, ainda é possível usar o acessório aberto, por cima de uma camiseta. Assim, a produção ganha um diferencial e fica superdescolada. Podem-se escolher tons mais alegres ou, até mesmo, estampas. Os modelos confeccionados em seda são uma alternativa mais leve aos tradicionais, de algodão.

Qualquer que seja o estilo, o colete social masculino ajuda a alongar a silhueta e harmonizar os contornos do corpo. É um detalhe que pode fazer toda a diferença na aparência.

Como usar colete social

O colete deve cobrir a cintura da calça. Se for muito longo ou largo, com tecido demais sobrando, a produção fica com ar de desleixo. O mesmo alerta vale para camisa aparecendo por baixo!

A partir daí, é só variar conforme a situação. Em formaturas e bailes de debutantes, a peça é apenas um coadjuvante do traje completo. Preto e cinza são cores curingas, que dificilmente dão errado. Já bege, marrom e areia ajudam a compor looks diurnos, para um casamento na praia ou no campo.

Caso o cinto deixe o visual muito carregado, a sugestão é eliminá-lo. Ele pode ser substituído por suspensórios – uma solução elegante e discreta, já que permanece escondida na roupa.

Colete mais claro pode ser usado para casamento no campo. (Foto: Reprodução/instagram.com/yesidola)

Nos momentos de descontração, as possibilidades são ainda maiores. Coletes estampados e coloridos caem bem com vestimentas neutras. Camisa ou camiseta, calça ou bermuda, tanto faz. Vai depender do clima e da personalidade de quem usa. O importante é não exagerar.

A chave para o equilíbrio é definir uma peça de destaque do guarda-roupa. Se a camisa já é cheia de desenhos ou padrões geométricos, os acessórios podem ser mais discretos. Se o colete é acetinado e berrante, pode aparecer por cima de uma camiseta branca.

+ Looks masculinos com colete social

Colete social masculino preto.

Curtiu as dicas de moda e estilo? Então deixe um comentário e conte-nos como você pretende utilizar o colete social masculino no seu dia a dia!

Comente